C a s a P a p a g a i o

Casa do Papagaio - Bed & Breakfast

Tudo sobre o Natal na Madeira

O Natal é uma época cheia de imagens, sons e sabores únicos. Reunimo-nos com os familiares para desfrutar os momentos mágicos deste evento em homenagem ao nascimento de Jesus, uma celebração religiosa e secular mundial. A Madeira é uma das regiões portuguesas onde a festa do Natal é mais forte. Inicia-se em dezembro, e decorre até o dia 15 de janeiro, por ocasião das festas de Santo Amaro. De mercados etnográficos, concertos e apresentações de grupos folclóricos, missas de partos, Noite de Mercado a fogos de artifício de Réveillon.

Na Madeira, decorar a casa para o Natal é uma tradição obrigatória. O ” presépio, a lapinha ”, as árvores de Natal, os arranjos florais e a decoração das mesas para refeições em família são hábitos profundamente enraizados na cultura madeirense.



Na Madeira costuma-se ver esta personagem por todo o lado, decorando as casas por dentro e por fora subindo pela chaminé ou subindo as escadas, e até na Avenida Arriaga encontra-se, um pai natal gigante, com pelo menos 3 metros de altura, sempre pronto para uma por foto especial.

Na placa central da Avenida Arriaga, no Funchal, e em toda a ilha, é possível encontrar inúmeros presépios, exemplos da criatividade, tradição e devoção dos madeirenses. A caminho da Sé do Funchal é colocado um belo presépio tradicional, decorado com as mais belas flores da ilha, e com os tradicionais bordados madeirenses. O presépio tradicional madeirense apresenta duas variantes distintas: a “lapinha” ou ” Escadinha ” e a “rochinha”. Em geral, são ambos referidos como “lapinha” pelos madeirenses.